Ap 22:12 “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.”holyspiritfire1

Tema: Deus retribuirá a cada um segundo a sua obra.

Introdução:

Hoje queremos falar de um homem que foi escravo em uma outra terra, ainda adolescente, foi governador sobre 4 reinados, influenciou 4 reis, fez diferença em uma geração que estava totalmente desgastada, filho de Judá, que não se misturou com o mundo, recebeu dons e talentos e os usou para Deus. Este homem fez parte da Academia da fé, perseverou a carreira que lhe foi proposta iniciou-a com 14 anos e findou-a com aproximadamente 80 anos, pois a Palavra de Deus diz que a vossa obra há uma recompensa. Ele é Daniel, vamos ler e entender como ele chegou a ser chamado como o foi 10:11-12:

Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo. Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim.”

Daniel foi chamado de homem muito amado por Deus, poucos foram assim chamados por Deus, mas por que?

1. Escravo e Adolescente – Daniel era da linhagem real, de Judá, adolescente sem defeito, de boa aparência, instruídos em toda sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento, competentes – Dn 1:3-9.

Nabucodonosor mandou que se escolhessem jovens da linhagem real com todas estas características do reino para servi-lo no palácio, deviam aprender a língua dos caldeus e a cultura dos babilônicos durante 3 anos.

Jesus ensinou seus discípulos durante 3 anos e este é período necessário para ensino. Nabucodonosor queria os jovens e adolescentes, porque, como o mundo também acha, são influenciáveis e muito mais fáceis de fazê-los ficar com a aparência da Babilônia.

A Babilônia estava governando o mundo e queria que todos ficassem como os caldeus. Mas encontrou 4 adolescentes Daniel, Azarias, Misael e Hananias que não se deixaram influenciar pelos caldeus, pelo mundo, resolveram não se embebedar com o vinho, e nem comer do manjar do rei. Durante 3 anos comeram legumes e tomaram água, e Deus fez com que achassem graça perante o chefe dos eunucos.

A esses 4 jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda a cultura e sabedoria, mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Você não precisa se misturar com o mundo pra ser exaltado pelo mundo, mas se separar pra Deus fez toda a diferença na vida deles.

Daniel adorava a Deus em todas as situações, Deus era o 1o. em sua vida sempre, Ap 22:14; Dn 2:20-23, 47, e o ímpio reconhece que o Deus de Daniel.

2. Não faz concessões com o mundo – Daniel e seus amigos não fizeram concessões com o mundo, por não fazerem, foram jogados na fornalha de fogo ardente, a qual foi aquecida 7 vezes mais, não quiseram adorar a estátua de Nabucodonosor.

O engraçado é que morreram todos os homens que os jogaram, porém os 3 estavam amarrados, mas depois lá dentro estavam livres e havia um 4o. homem, o qual tinha aparência dos deuses santos. Nabucodonosor faz um decreto que não havia Deus que podia livrar como o deles. Dn 3:39

3. Recebeu dons e talentos – Daniel recebeu dons e talentos de Deus, assim como nós também os recebemos, mas os usou para engrandecer o nome de Deus, não o seu nome, nem para ganhar dinheiro, mas para engrandecer o nome do Todo Poderoso.

Aqueles que fazem a vontade de Deus permanecem para sempre na nossa memória, como kathryn kuhlman, Benny Hinn, John Wesley, Pedro, Tiago, João e os heróis da fé como Daniel.

Daqui a alguns tempos quem será lembrado: Michael Jackson ou Benny Hinn? kathryn kuhlman ou Elvis Presley? Aqueles que fazem a vontade de Deus permanecem para sempre.

Deus nos deu o penhor do Espírito, 2Co 5: 5-10, andando com bom ânimo, por fé e não pelo que vemos, com plena confiança, sabendo que compareceremos ante o Tribunal de Cristo e que receberemos o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

4. Não andou como quis os amigos – a fidelidade de Daniel deixava os demais enciumados, Daniel já estava como governador pela 3a. vez, já havia passado dois governos o de Nabucodonosor e seu filho Belsazar, e agora no de Dario, o Medo, este gostaria de elevá-lo a categoria de 1o. sobre todo o seu reino.

Assim procuraram algo que ele pudesse errar, e a única coisa que encontraram foi que ele não pudesse orar ao seu Deus. E pediram ao rei que fizesse um decreto que ninguém pudessem orar num espaço de 30 dias ao seu deus  e ase assim o fizesse seria jogado na cova dos leões. O problema é que os decretos medos não podiam ser revogados.

Daniel resolveu continuar orando 3 vezes por dia à Deus e por isso foi lançado na cova dos leões. Isto entristeceu ao rei o qual naquela noite resolveu jejuar, mas Deus fechou a boca dos leões. Deus o exaltou de sobremaneira, que o rei fez um decreto também reconhecendo a soberania do Deus de Daniel, Dn 6 :26-27.

5. Recebeu revelações apocalípticas – sua fidelidade deu a ele o mesmo direito que somente João na ilha de Patmos recebeu, as revelações do livro do Apocalipse, mas ele continuou a carreira até o final, completou a carreira com Deus.

Ele desempenhou bem a carreira que lhe foi proposta, terminou bem, tanto que Deus disse que no fim de tudo, depois de seguir o seu caminho, ele descansaria  e no fim dos dias se levantará para receber a sua herança.

Conclusão:

Tudo porque você vai entrar no descanso do Senhor, a quem você prestará contas, Hb 4:3c-7,12-13, Daniel fez isto desde sua adolescência, até sua velhice, por isso foi chamado de homem muito amado.

O que você tem feito com o que Deus tem lhe dado? Saiba resta um repouso para o povo de Deus (Hb 4:9).

Será que você será lembrado daqui há a alguns anos, ou você fará parte daqueles que não fizeram nada de diferente, e suas memórias foram apagadas?

Eu não quero ser assim, quero fazer parte daqueles que serão lembrados por serem parte da ACADEMIA DA FÉ!!!

Pra.Marlici Santos

Anúncios