“Dunamis”–O Poder do Espírito Santo

PC030051

Rm 15:12-13 "Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão. E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo."


1.Introdução:

Jesus é a raiz de Jessé que se levantou para governar os gentios de toda a terra, o qual veio da linhagem de Davi, filho de Jessé. Jesus é sinônimo de esperança sobre toda a terra, Rm 10:9-10 esperança esta que nos traz salvação quando confessamos a ele com nossos lábios e cremos em nosso coração. Esperança que nos traz alegria em um mundo desesperador, porque em meio a um caos, Jesus é a esperança de 1Co 13:13, a qual permanecerá.

Quando estamos em Jesus, estamos em um novo Reino, debaixo de um novo Governo, porque o reino de Deus não é comida e nem bebida, mas é paz, justiça e alegria no espírito. Assim acessamos a paz inatingível de Deus para o mundo; a paz que excede todo entendimento. Além da alegria de toda a terra, alegria como fruto do espírito, ora são virtudes daqueles que pertencem a um outro reino. Somos governados por outros sentimentos na nossa alma, pois ela submete-se ao homem espiritual. Assim podemos ser cheios no nosso crer da esperança em Cristo com a alegria e a paz que excede todo entendimento para que o dunamis possa operar.

2.Etimologia da palavra

Dunamis – Uma das 4 palavras de grande poder. As outras são "exousia" – autoridade delegada; "ischuros" – grande força; "kratos"- autoridade de domínio. "Dunamis" – significa energia, poder, poderio, grande força, grande habilidade. Algumas vezes a palavra é usada para descrever os poderes do mundo que passaram a funcionar sobre a terra e o poder divino superabundando toda a resistência. Comparado com a dinamite, com uma explosão de uma dinamite que faz um arraso onde opera.

3.Em Cristo

O Dunamis em Cristo resultou em transformações dramáticas. Jesus era uma dinamite nas mãos de Deus, ele transformou 12 homens com sérios problemas de caráter, indoutos e iletrados em transformadores do mundo até os dias de hoje. Ele, Jesus, com o dunamis, curou cego de nascença, ressuscitou mortos, alterou o curso da natureza e deixou um legado até hoje para nós mostrando a diferença que é ser uma dinamite nas mão do Todo Poderoso.

4.Para a Igreja

Deus espera nada mais, nada menos que isso para a Igreja de hoje, uma Igreja cheia do dunamis de Deus, cheia do poder do Espírito Santo. A mesma Igreja que estava reunida em Atos 1:8, em 120 no Cenáculo, sabemos que 120 é número de governo, e Deus quer que sua Igreja seja uma dinamite do poder de Deus.

5.Espírito Santo – a pessoa e o poder

Vamos diferenciar a pessoa do Espírito Santo e o poder dele.

Sabemos que o Espírito Santo é uma pessoa, com sentimentos, emoções, porque lemos isso na Palavra de Deus. p.ex. ele se entristece, pode ser apagado. Isto é o Espírito Santo habitando conosco como pessoa, ele nos foi dado para nos consolar, confortar e estar conosco todos os dias, Rm 8:9, Jo 7:39.

Outra coisa é o Espírito Santo operando sobre nós, com o poder conforme Rm 15:13, At 1:8, Jl 2:28 e At 2:2,4. O Espírito Santo nos capacita para a obra do ministério de Deus, para compartilhar a vida e o poder do Espírito Santo com outros. O poder do Espírito Santo deve ser recebido.

A Igreja primitiva experimentava o poder do Espírito Santo destarte Atos 4:31: "Tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus."

A promessa de Joel 2:28 cumpriu-se em At 2:17-18 e o dunamis de Deus fora tão grande que a Igreja crescia e se multiplicava; sinais, prodígios e maravilhas eram feitos pelas mãos dos apóstolos (At 5:12-14).

Quando o dunamis opera:o Espírito Santo está sobre você, os sinais começam a acontecer, a natureza pode ser mudada, as pessoas podem ser curadas, salvas, a Palavra de Deus pode ser pregada não apenas de palavras mas porque o poder de Deus opera e traz transformações às vidas, os dons são manifestos.

6.Conclusão:

Para que o dunamis de Deus venha sobre você, e você seja cheio do Espírito Santo existem algumas implicações básicas, existe um propósito de ser: 1) Nunca roube a glória de Deus, Ele merece toda a honra, glória, louvor e majestade; 2)Seja testemunha de Jesus Cristo:desde a Judéia até a Samaria, até os confins da terra; 3)Leve outros a conhecer o Senhor Jesus Cristo; 4)Comunique os dons do Espírito, cumpra Marcos 16:15-18 e serás uma dinamite nas mãos do Deus vivo!!!

Pra. Marlici Santos E Pr. José Roberto Santos